terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARANOIA DELIRANTE


Ufa... já faz um bom tempo que não escrevo nada para este espaço, mas hoje com alguns fatos acontecendo e muita gente fazendo loucuras resolvi ressuscitar o "Velho  Cavaleiro".
Não sou profissional da saúde mas, acredito que o assunto é interessante, e vale a pena comentar. Segundo a enciclopédia livre. Psicose é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade".  Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações ou delírios, desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado .
Mas popularmente isso é também chamado de "encosto" cujos tratamentos são dos mais variados, desde banhos com ervas até o exorcismo, passando muitas vezes por despachos e rezas "bravas".
O problema é que a pessoa que está vivenciando tal crise acredita que esteja tudo dentro da normalidade e o problema de fato é uma outra ou as outras, e por muitas vezes resolve descarregar sua cólera sobre o seu pseudo "inimigo", um algoz imaginário que necessita ser combatido e consequentemente derrotado .
Nestes caso todo tipo  cuidado  torna-se pouco, pois a reação dos acometidos por  esta enfermidade podem se tornar  perigosos, saindo das ameaças para a chamada "vias de fato", o que no popular é o que chamamos de "sair na porrada".

Mas o mundo não acaba aqui, tenho a certeza que esta  "paranoia delirante", sei que trata-se de pleonasmo, mas é bem isso, loucura ao quadrado, é fruto dos tempos modernos onde matar um leão por dia torna-se fácil, difícil mesmo afagar o ego das serpentes, é a cura não está tão longe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário