quinta-feira, 6 de setembro de 2012


A LEI DA MORDAÇA 

Nesta manhã estava eu ouvindo musica e encontrei uma jóia de Sivuca e Paulinho Tapajós, cujo titulo é "No tempo dos quintais", tanto a melodia quanto a letra chama atenção por sua singeleza, e nos leva a um tempo de fadas, quintais arborizados e floridos, um tempo em que não se falava em violência.
Mas não sei por qual motivo isso me fez lembrar no tempo dos "coronéis", que não tem ligações com a carreira militar, mas sim nos chefes políticos de que comandavam as cidades interioranas. Aquele mandava de desmandava, para fazer oposição a estes tinha que ser valente.
Depois dos coronéis tivemos os generais, tempos conhecido como "anos de chumbo" onde a violência do estado matou e fez desaparecer muita gente.
Mas a resistência nos levou a vitoria, hoje vivemos um período de  liberdades, onde podemos nos expressar,  podemos fazer oposição aos poderosos. Mas assim como nos tempos de "coronéis" e dos "generais" temos que ter coragem, pois ainda existem muitos que não aceitam criticas e opiniões contrarias, a democracia fica tão somente nos discursos,  coisas de palanque, na pratica a teoria é outra.
Os poderosos perseguem seus opositores principalmente em seu ambiente de trabalho, é o que podemos chamar de "operação João Batista", isso acontece  no setor publico e privado, existem prestadores de serviços que mascam granito para sobreviver não lhes dão trabalho.
Falar a verdade continua incomodando muita gente, mas não podemos nos intimidar, pois não temos só deveres, é necessário conhecermos nossos direitos.
Temos que ficar espertos, principalmente neste período eleitoral, para isso vale a velha frase "diga-me quem te financia, que direi para quem governa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário