terça-feira, 30 de março de 2010

COMUNIDADES MAIS SEGURAS E VONTADE POLITICA

A cada dia que passa a instituição Defesa Civil ganha mais espaço na mídia, mas os que pertencem ao meio costumam dizer que a Defesa Civil que não aparece é a eficiente, porque realiza o trabalho preventivo com competência.
Depois de alguns anos prestando serviços junto a COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil, participado de Seminários e cursos de capacitação, sinto-me na obrigação de concordar com a afirmação acima, porque o trabalho preventivo representa economia aos cofres públicos, pois prevenir é mais barato que reconstruir, vidas são poupadas e traumas evitados.
Mas infelizmente ainda existem muitos governantes que discordam desta forma de trabalho, preferem investir em outros setores e quando temos algum evento adverso colocam a culpa na natureza e recorre a outras esferas de governo busca de recursos.
A meu ver para construir comunidades mais seguras é necessário investimentos sim, mas também muita vontade política, sustentada por três pilares: planejamento, fiscalização e conscientização.

Planejamento – todo município necessita de um plano diretor e de um código de obras, para nortear as edificações, áreas residências, comerciais e mistas, áreas de proteção ambiental e assim por diante.
É de conhecimento de todos que a população de baixa renda costuma construir suas residências em áreas de risco margens de córregos, encostas, antigos depósitos de lixo etc., para eliminar este problema é preciso construir conjuntos habitacionais em áreas seguras com a infra-estrutura necessária.
As cidades estão mais impermeabilizadas (asfalto e concreto) as calhas dos córregos foram estranguladas por construções e muitos dos equipamentos de drenagem tornaram-se insuficientes.

Fiscalização – esta joga um papel importantíssimo no cumprimento da legislação vigente, pois de nada adianta as leis que não são aplicadas. Mas para isso os agentes fiscalizadores devem ter autoridade para o exercício de suas funções.
Os agentes de fiscalização são os olhos da municipalidade, e quando este se deparar com irregularidades tem que agir, independentemente de laços de amizade ou hierarquia profissional, afinal “todos são iguais perante a lei”.

Conscientização – orientar a comunidade sobre segurança e ações de Defesa Civil é o terceiro pilar desta edificação. A população deve ter consciência de seus direitos e também de seus deveres, manter a cidade limpa é um dever do estado e também dos cidadãos, lugar de lixo é no lixo não em margens de rios, ruas ou terrenos baldios.
Para isso dentro da estrutura da defesa Civil temos os Nudec’s – Núcleos de Defesa Civil.
Sua missão é envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva da prevenção do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização de riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário